Jogos Abertos da Terceira Idade promovem dia de integração entre idosos do município

Um dia marcado pela celebração da vida e integração social das pessoas idosas. Assim foi mais uma edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Capivari de Baixo (Jasticap). O evento foi realizado nesta terça-feira (26) e reuniu dezenas de participantes no Centro de Convivência da Terceira Idade.

A iniciativa é promovida pelo Departamento Municipal de Esportes (DME) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Durante o dia ocorreram competições de canastra, dominó e bocha nas categorias masculino e feminino. Os vencedores receberam medalhas.

Para além das disputas, nas mesas e na cancha onde os jogos aconteciam, também havia boas conversas, risadas e muita interação entre os participantes. A organização do evento ofereceu ainda café da manhã, almoço e café da tarde aos presentes.

Mais do que apontar um campeão em cada uma das modalidades, o Jasticap foi criado para dar aos idosos do município uma oportunidade de participação mais ativa, proporcionando uma atividade saudável e facilitando o convívio social das pessoas com mais de 60 anos.

A abertura do evento foi prestigiada pela prefeita Márcia Roberg Cargnin; secretária de Desenvolvimento Social, Tayse Alves; secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fabíola Claudino de Farias Silveira; diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e coordenadora do Grupo de Idosos, Marilene Duarte Cardoso (Dadá); e pelo coordenador de Esporte, Luiz Ricardo Arboite.

Medalhistas do Jasticap 2023

• 1º – Aderbal e Dilnei
  • 2º – Pedro Paulo e Antônio

Semana Nacional da Pessoa Idosa

O Jasticap faz parte de uma programação especial em comemoração a Semana Nacional da Pessoa Idosa. O Dia Internacional do Idoso é celebrado anualmente no dia 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento.

No Brasil, é comemorada também a Semana Nacional da Pessoa Idosa. O período é celebrado, anualmente, na semana que compreenda o dia 1º de outubro, quando também é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Idosa.