Itens da logística reversa armazenados nos PEVs serão recolhidos
O recolhimento dos itens da Logística Reversa, pilhas/baterias e eletroeletrônicos armazenados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de Capivari de Baixo serão recolhidos nesta terça-feira (19). O trabalho terá início a partir das 9h30 e será realizado pelos gestores do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O ponto de consolidação municipal será o ginásio municipal Juan Manoel dos Santos.
Além da coleta no Município, haverá a rota de consolidação dos pontos do Programa Penso Logo Destino em Paulo Lopes, Gravatal e Rio Fortuna. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo descartado irregularmente em locais públicos, terrenos baldios e córregos, evitando assim a proliferação de doenças, enchentes e de animais.
Atualmente, as cinco escolas municipais e os nove CEIs são Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de pilhas e baterias. Além delas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Vigilância em Saúde (Centro II) e o Pronto Atendimento também são PEVs. O Ginásio municipal Juan Manoel dos Santos e a Central de Atendimento ao Cidadão são PEVs de eletroeletrônicos, e pilhas e baterias.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os Estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010. Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.
O PLD foi idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o Estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.
O PLD tem a meta de conquistar até o final deste ano a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.