Grupo de Mulheres participa de oficina culinária de produtos panificados coloniais

O Grupo de Mulheres de Capivari de Baixo participou de uma oficina culinária de produtos panificados coloniais. O curso foi realizado nesta sexta-feira (20) no Centro de Convivência da Terceira Idade. A iniciativa foi promovida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A capacitação foi ministrada pela nutricionista e extensionista social da Epagri de Imbituba, Eloisa Rovaris Pinheiro. Durante o curso, as 22 participantes aprenderam a preparar de forma prática nove receitas: biroró de batata doce, chipas de aipim, pão colorido, panquequinhas de banana com aveia, bolo de ora-pro-nobis, quibe de abóbora, pão de cenoura com iogurte, pão de beijo e sal temperado.

“A maioria das receitas é com ingredientes naturais que se encontram nas hortas e são de costume das alunas. O objetivo maior é melhorar a alimentação das famílias com produtos mais caseiros e, quem sabe, algumas delas desponte para comercializar esses produtos”, destaca Eloisa.

No início da manhã, as participantes foram recepcionadas pela diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e coordenadora do Grupo de Mulheres, Marilene Duarte Cardoso (Dadá), e o extensionista rural da Epagri em Capivari de Baixo, Leonir Funez. Ao meio dia foi realizado um almoço entre as participantes que contou com a presença da prefeita Márcia Roberg Cargnin e da secretária de Desenvolvimento Social, Tayse Alves.

A oficina ocorreu durante todo o dia. Os ingredientes foram adquiridos de forma compartilhada entre as participantes. Os produtos feitos foram assados no local e as alunas puderam ver o resultado da aula prática. No final da tarde, houve uma confraternização onde elas experimentaram os produtos panificados.