Furto de cabos de telefonia atinge Central de Atendimento ao Cidadão

Ficar sem telefone nas casas, empresas e espaços públicos de Capivari de Baixo e municípios vizinhos tem se tornado algo comum. O problema se deve, segundo os moradores, aos constantes furtos de fios telefônicos. Os furtos de fios recentes lesaram, além dos moradores, a Central de Atendimento ao Cidadão que realiza os serviços na área de Defesa Civil, Trânsito, Junta Militar, Procon, Sine, Identidade, Assessoria do Bem-Estar Animal e Iluminação Pública.

Os atendimentos presenciais funcionam normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. A cada dia novos furtos são registrados na cidade e a Polícia procura os responsáveis pelas ações criminosas. Os cabos furtados são os mestres subterrâneos localizados nas galerias. O órgão público está sem atendimento telefônico e servidores do local já realizaram diversos chamados para que a empresa responsável pelos trabalhos possa restabelecer o funcionamento dos serviços.

A fiação de telefonia, o cobre, tem um valor econômico expressivo. O código penal prevê como furto qualificado, com pena de reclusão de dois a oito anos e multa. Para quem recepta esse material, existe a figura da receptação qualificada, o cidadão deveria saber que esse material não pode ser comercializado. A pena para as pessoas que compram esses materiais é de três a oito anos de prisão.

É importante que os moradores ou aqueles que utilizam os serviços de telefonia registrem a ocorrência na prestadora de serviços e na delegacia da Polícia Civil. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.