Formação continuada dos professores da rede municipal inclui uso da robótica

Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a qualidade da educação, a prefeitura de Capivari de Baixo, em parceria com a Secretaria de Educação e a empresa 9Tec, está promovendo a formação continuada de professores e assessoria pedagógica. Baseada em legislações e diretrizes fundamentais como os artigos 61 e 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CP nº 1/2020, esta ação busca fortalecer as práticas pedagógicas na rede municipal de ensino.

A parceria entre 9Tec e o município oferece um conjunto inovador de recursos pedagógicos e tecnológicos, com destaque para o Modulab, um laboratório móvel multidisciplinar de ciências e matemática, e a unidade experimental de robótica, projetada para atender desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Esses recursos possibilitam que os professores trabalhem com práticas experimentais e com montagem e programação de protótipos e robôs, promovendo um aprendizado interativo e integrador para os estudantes.

Além dos equipamentos e material de apoio pedagógico, a formação continuada é direcionada a professores, gestores e equipes pedagógicas, e inclui encontros teórico-metodológicos e atividades práticas. O objetivo é capacitar os educadores para utilizar os recursos de forma integrada às áreas de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de projetos e o uso de metodologias ativas, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Os participantes receberão certificação, além de contar com acompanhamento contínuo através de reuniões on-line para sanar dúvidas e ampliar o potencial de uso dos recursos.

Essa parceria é um passo transformador para a aprendizagem das crianças e estudantes de Capivari de Baixo, reafirmando a importância de iniciativas que unem tecnologia, prática pedagógica e inovação. A 9Tec e o município mostram como, juntos, é possível desenvolver uma educação mais inclusiva e de excelência.