Família Acolhedora realiza segundo encontro com nova temática

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu nesta terça-feira (28), o segundo encontro deste ano. A ação tem como objetivo divulgar o serviço, potencializando o sistema de família acolhedora, bem como captar mais famílias, socializar informações entre as equipes técnicas e rede de proteção e oportunizar às famílias acolhedoras o relato de suas vivências.

A temática trabalhada foi a adaptação da criança e do adolescente no acolhimento familiar. Na reunião, as mães acolhedoras receberam homenagem e lembrança pelo mês do dia das mães. O Serviço atualmente possui cinco famílias cadastradas e quatro crianças acolhidas nesta modalidade.

O acolhimento de crianças e adolescentes que vivenciam situações de abandono ou violação de direitos é um assunto amplamente discutido no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas do município. Bem como ocorre no meio científico-acadêmico e jurídico, para que possam ser elaboradas diretrizes que garantam o direito à convivência familiar e comunitária.

O programa Família Acolhedora permite que as famílias recebam, em suas casas, crianças e adolescentes afastados do convívio da família biológica. A família selecionada acolherá a criança ou adolescente por um período, até que a família de origem esteja apta a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção, ou até que a criança seja legalmente adotada por outra família.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.