Estudantes ajudam a cultivar hortas nas escolas de Capivari de Baixo

Com as mãos na terra e muita disposição, alunos da rede municipal de ensino Capivari de Baixo ajudam a cultivar verduras, legumes e temperos nas escolas em que eles estudam. O auxilio vai desde a plantação, passando pela rega, controle dos matos, até a colheita. Todo esse trabalho faz parte do projeto Horta na Escola.

Aos poucos, a iniciativa vem sendo implantada nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Capivari de Baixo. A proposta é desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e conta com o apoio técnico e orientação da Epagri.

O objetivo é oferecer aos alunos o contato com a natureza ao lidar com a terra e com as plantas cultivadas. O projeto busca, ainda, fazer com que as crianças entendam a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais.

A iniciativa começou a ser executada no final do ano passado. Três unidades de ensino do município têm o projeto implantado atualmente: EMEB Vitório Marcon, CEI Anita Brunel Alves e CEI Pedra Santos de Souza. Cada uma delas criou um espaço exclusivo para as hortas, que incluem até canteiros coloridos.

As turmas se revezam nos cuidados com a horta e, desta forma, todos participam do cultivo dos alimentos. As verduras e legumes colhidos na própria escola são usados na merenda dos alunos, complementando a alimentação saudável já disponibilizada.

O projeto Horta na Escola também é um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, uma vez que, é uma atividade em grupo em que todos eles constroem e cuidam juntos das plantas, o que proporciona cooperação, responsabilidade e cidadania.