Ensino Integral é iniciado em duas turmas de escola do município
Educação de qualidade, que ultrapassa o ensino realizado apenas nas salas de aula, e incentiva o desenvolvimento pleno dos estudantes com atividades lúdicas, esportivas e culturais, além de reforço escolar. Esta proposta faz parte do Ensino Integral, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Inicialmente o projeto engloba duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla. No Ensino Integral, os estudantes participam das atividades no horário inverso ao das aulas regulares. Quem estuda pela manhã, por exemplo, entrará na escola às 7h30 e terá aula regular. Das 11h30 às 13h30, ele vai parar para o almoço e às 13h30 entra para o reforço escolar, atividades complementares, além de várias oficinas durante o período.
São 40 estudantes que participam das atividades na instituição de ensino. O intuito é ampliar a oferta na escola e aplicar o método em outras unidades de ensino do município. A educação em tempo integral nas escolas é um modelo que amplia o período de permanência dos alunos na escola, oferece auxílio pedagógico específico e uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais. Os estudantes podem sanar dúvidas disciplinares, trabalhar as dificuldades e participar de cursos e de oficinas, incluindo atividades como artesanato, artes plásticas, pintura, desenho, música, expressão corporal, dança, teatro, culinária e esporte.
A decisão de adotá-la em uma escola deve ser baseada em uma análise criteriosa das necessidades da comunidade escolar e dos recursos disponíveis. A educação em tempo integral representa um modelo educacional que oferece inúmeras oportunidades para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.