Dia da Síndrome de Down: atos de inclusão são reforçados entre Apae e escola do município
As turmas do 4º, 5º e 6º ano da EMEB Stanislau Gaidzinski Filho e alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de uma gincana nesta quinta-feira (21), a partir das 8h30, na Apae, em reconhecimento ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado internacionalmente nesta quinta.
Professores e discentes da escola de Ensino Fundamental, alunos, servidores e integrantes da Apae estavam com as meias trocadas. Conforme a coordenadora da ação, Maria Aparecida Martins, da Apae, a iniciativa conhecida como “Lots of Socks”, que significa muitas meias, utiliza desse gesto simples para celebrar a diversidade e também chamar a atenção sobre a necessidade de se promover a inclusão.
O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham os mesmos direitos e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data foi escolhida para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A organização da gincana foi da Apae, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, através do Serviço de Atendimento e Avaliação Diagnóstica (Saad).
Maria Aparecida pontua que a campanha tem um impacto positivo para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar. “É um gesto simples, mas muito simbólico e visualmente atrativo. A proposta é voltar a atenção para o acolhimento das diferenças que nos cercam diariamente e nos integrar nessa diversidade”, afirmou.