Descarte de eletroeletrônicos tem dois pontos de coleta

O lixo eletrônico é composto por elementos altamente prejudiciais ao meio ambiente como metais preciosos, cobre, platina e ouro, por exemplo. Fatores mais que suficientes para justificar um descarte correto e a reciclagem. No município, há dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis para o morador fazer o descarte: no Ginásio Municipal Juan Manuel dos Santos e no Pronto Atendimento.

O Programa Penso Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 149 municípios catarinenses, entre eles Capivari de Baixo. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

A adequada disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010. Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.

O Programa Penso, Logo Destino, é de responsabillidade do departamento de Meio Ambiente. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou ainda pelo e-mail meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.