Cultura promove capacitação sobre inscrições para a Lei Paulo Gustavo nesta quinta-feira (23)

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo, vai promover uma capacitação on-line aos interessados em se inscrever em um dos os editais de chamamento público da Lei Paulo Gustavo. O treinamento será nesta quinta-feira (23), a partir das 17h30, na plataforma Google Meet. O link de acesso para a capacitação é https://meet.google.com/ubm-ichg-mvq .

A capacitação será conduzida pela assessora cultural Adriana de Souza do Nascimento. Durante o encontro, serão repassados de forma prática os principais pontos do edital, como a documentação necessária e o correto preenchimento das informações, com o objetivo de auxiliar os agentes culturais na hora da inscrição. Haverá ainda espaço para tirar dúvidas dos interessados.

Capivari de Baixo recebeu um aporte R$ 231 mil do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, para investir no setor cultural. As inscrições estão abertas até o dia 4 de dezembro de 2023. Pode se inscrever qualquer agente cultural residente no município há pelo menos dois anos.

O agente cultural pode ser pessoa física ou microempreendedor individual (MEI), pessoa jurídica com fins lucrativos, pessoa jurídica sem fins lucrativos e coletivo/grupo sem CNPJ representado por pessoa física.

Sobre os editais

São três editais de chamamento público por meio da Lei Paulo Gustavo em Capivari de Baixo. O edital nº 01/2023 disponibiliza R$ 126.199,48 para apoio a produção de obras audiovisuais de curta-metragem com duração de até 15 minutos e/ou videoclipe de artistas locais com duração de três a seis minutos. O valor máximo por projeto será de R$ 31.549,87.

O edital nº 02/2023 possui valor total de R$ 36.328,97 aportados na modalidade de prêmio distribuídos da seguinte forma: até R$ 23.846,28 para Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e até R$ 12.482,69 para Cineclubes.

Por fim, o edital nº 03/2023 possui valor total de R$ 68.673,67 e contempla agentes culturais de nove áreas artísticas: artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura popular e diversidade, dança, literatura (livro, leitura e contação de histórias), música, patrimônio cultural (material ou imaterial) e teatro. Serão disponibilizadas 15 vagas com valor de R$ 4.200,00 cada e uma vaga no valor de R$ 5.673,67.

Inscrições

Para se inscrever nos editais, o agente cultural deve encaminhar toda documentação obrigatória por meio do formulário on-line disponível no site da prefeitura. Todos os editais, seus anexos e links para os formulários podem ser acessados clicando aqui ou pelo banner lateral na capa do site da prefeitura. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@capivaridebaixo.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3623 4002, das 7h às 13h.

Todos os inscritos passarão por avaliação e seleção da trajetória cultural, a ser realizada pela Comissão Autônoma de Seleção (CAS), composta por três pareceristas externos, e análise dos documentos de habilitação do agente cultural.