Crianças do CEI Pedra vivenciam contextos educativos sobre os povos indígenas
Os alunos do Maternal I, do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedra Santos de Souza, fizeram uma imersão na cultura dos povos indígenas nesta semana. As experiências abriram uma janela para a riqueza cultural, possibilitando a compreensão de que todos os dias são dias dos povos indígenas.
A diretora da instituição, Sabrina Porto, relata que foi o momento de descobrir como eram feitas as tintas que os índios usavam para pintar o corpo. “Usamos elementos naturais como beterraba, açafrão, urucum, colorau e café – com intuito de extrair a tinta. A criatividade e interação fizeram desse momento de aprendizagem uma experiência extremamente significativa”, destaca.
Explorar o mundo com as mãos é uma experiência característica da infância. Para as crianças do CEI, o aprendizado um pouco desconhecido foi com o urucum. O fruto faz parte da tradição indígena para utilização nas pinturas corporais de diferentes etnias. Tanto as temáticas abordadas, quanto as que estão previstas no calendário escolar da instituição contam com a participação de todos os colaboradores da unidade que possuem papel fundamental no processo de aprendizagem.
Os povos indígenas do Brasil têm uma história de resistência e conquistas que precisam ser respeitadas e valorizadas. E ao ensinar sobre a cultura indígena na escola, o professor pode ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo ao seu redor.