Continuação na varredura contra a dengue encontra mais larvas, mas análise laboratorial só ficará pronta no final da tarde
O trabalho de varredura pelas ruas do Centro de Capivari de Baixo seguiu nesta sexta-feira (2), com o objetivo de identificar possíveis novos focos do mosquito Aedes Aegypti no raio de 300 metros do foco confirmado ontem (01) no município, no Centro da Cidade. Mais larvas foram encontradas nesta sexta-feira (2º), porém a análise laboratorial só será feita no período da tarde.
As larvas coletadas na varredura parcial iniciada de ontem, quinta-feira, após a identificação do foco do mosquito deram resultado negativo para o inseto. As agentes de endemias recomeçaram a varredura na área com visitas em dezenas de imóveis .
Para evitar a proliferação do mosquito, é fundamental que a população colabore, em esforço conjunto, eliminando recipientes que possam acumular água parada, local ideal para a reprodução do Aedes Aegypti.
A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte, principalmente em casos de dengue hemorrágica. Além disso, a doença pode se tornar uma epidemia, afetando milhares de pessoas em uma região.
É importante promover a limpeza de calhas, piscinas e locais que possam acumular água. Baldes e pneus são considerados os objetos onde o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados.
Também é necessário manter a limpeza de quintais, conservar a caixa d’ água sempre fechada, os lixos mantidos em sacos plásticos e a lixeira fechada. Além de pratinhos de plantas, com areia.
Para fazer denúncias , a orientação é para que a pessoa compareça ao setor de endemias, anexo à Vigilância em Saúde, na ESF Centro 2, Rua João Ernesto Ramos, 110, Centro, telefone: 3623-4837.