Consumo consciente: abastecimento de água está comprometido no município

O Consórcio Saneamento Capivari informa que o Reservatório R3 está gradualmente sendo abastecido. Mas em função da continuidade da manutenção emergencial, realizada pela Tubarão Saneamento – responsável pelo abastecimento de água em Capivari de Baixo, é recomendado que os clientes utilizem a água de forma consciente.

Na retomada do sistema, existe a possibilidade de alteração na coloração, pressão e falta de água até o término dos trabalhos. Por isso, o registro do cavalete deve ser mantido fechado até as 23 horas, desta quarta-feira (22).

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o Consórcio Saneamento Capivari está à disposição pelos telefones 48 3623-5075 ou 99690-1212.

Faça sua parte: ações práticas para o uso consciente da água

1- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao passar sabão na louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

2- Priorize banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você passa sabonete, o registro deve ser fechado. Isso permite uma economia de até 30 mil litros no ano.

3- Evite duchas de alta pressão. Elas possuem uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

4- Organize a louça antes de lavá-la. Utilize uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

5- Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para lavar. Você também pode verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de serem lavadas.

6- No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.

7- Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

8- Use um balde e um pano para limpar o carro.

9- Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.