Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promove última reunião do ano
O último encontro de 2024 do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), foi realizado nesta terça-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Social. A reunião serviu para proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre a política de atendimento à pessoa idosa. O grupo ao longo deste ano estudou e colocou em prática formas de garantir os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso diante da sociedade.
A secretária executiva do (CMDPI), Adriana Dela Vedova, afirma que o conselhotem por intuito tornar a política do idoso mais atuante na sociedade. “Nossos idosos são tratados com muito respeito, carinho e inúmeras políticas públicas voltadas a eles têm se tornado realidade. Ainda é preciso repensar alguns aspectos sobre o direito e conscientizar a população”, explica.
O CMDPI é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. Ele deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas. É importante reconhecer a necessidade de interpretações legais, uma vez que a legislação é um mecanismo inserido na sociedade e que esta, não se apresenta de forma estática.
O Conselho Municipal promove amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel do CMDPI é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa. A comissão do conselho é formada por representantes da sociedade civil organizada e representantes do poder público.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias