Conceitos de educação financeira serão incluídos nas aulas da rede municipal de ensino

Estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo poderão ter aulas de educação financeira. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades voltadas para métodos de economia e controle de gastos pessoais e, com isso, tenham consciência sobre essas questões, permitindo um futuro mais equilibrado e com finanças estáveis.

A possibilidade de inclusão de conceitos de educação financeira nas escolas do município está prevista na Lei nº 2272/2023, de autoria do Poder Executivo, que foi sancionada nessa terça-feira (28) pela prefeita em exercício Beatriz Alves.

Conforme a lei, os conceitos de educação financeira poderão ser abordados nas disciplinas da grade curricular obrigatória que guardem pertinência com o tema e o projeto político-pedagógico da escola. Também poderão ser promovidos cursos sobre direitos fundamentais e cidadania, ministrados por professores da rede municipal de ensino ou palestrantes convidados. O texto apenas estabelece diretrizes para a abordagem do assunto em sala de aula. Não será criada disciplina específica para tal.

A lei propõe abordar questões como conceitos de finanças pessoais, classificação de receitas e despesas, montagem de orçamento familiar, reconhecimento dos diferentes meios de pagamento, desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de priorização das necessidades, poupança, uso responsável do crédito, entre outras noções financeiras.