Castração de felinos fêmea tem alta demanda

Em algum momento já escutamos a frase: “castrar é um ato de amor”. A medida de saúde evita a reprodução desordenada dos animais e previne algumas doenças como, o câncer de mama e de testículo. No município o número de procedimentos cirúrgicos em gatas aumentou significativamente. São 20 fêmeas que passam por cirurgia, sem custos, mensalmente. Já os felinos machos chegam a 10.

A diretora do departamento do Bem-Estar Animal de Capivari de Baixo, Gislene Aparecida Agostinho, destaca que a demanda de castração para as gatas aumentou tanto que há fila de espera. “Há uma pequena lista de espera de gatas para realizar o procedimento. Mas, no máximo a espera é de 30 dias”, explica.

A decisão de castrar um animal é importante não apenas para quem tem um pet em casa, mas também para todos que desejam garantir saúde e qualidade de vida. Em janeiro, por exemplo, o Bem-Estar Animal realizou 38 cirurgias. Destas, 15 foram em felinos. Em fevereiro foram 45 cirurgias: 15 em cães e 30 em felinos; 20 gatas e 10 gatos.

Uma das principais mudanças em um gato castrado é a tranquilidade. Com a diminuição dos hormônios os gatos se tornam animais calmos e caseiros. Eles perdem o interesse em ir para a rua e isso faz com que passem mais tempo em casa. Como não existe mais o estresse causado pelo cio da fêmea e a ansiedade do macho em achar uma parceira, esses animais ficam mais tranquilos.

Há vários benefícios em castrar o seu pet, o mais importante é que isso pode aumentar significativamente a expectativa de vida, além de evitar ninhadas indesejadas, reduzir a probabilidade de brigas, reduzir a probabilidade de disseminação de doenças transmissíveis, limitar o número de gatos abandonados de ninhadas indesejadas e, por fim, reduzir os sintomas do cio. Assim que o animal for castrado, o tutor passará a notar mudanças em seu comportamento dela.

Cadastro para castração

Os tutores interessados em castração, podem fazer cadastro na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua João Goulart, 329, das 7 às 13 horas, no Centro. A falta de castração em fêmeas e machos desencadeiam diversas consequências: ninhada indesejada de animais nas ruas; estão propensos a contrair e disseminar doenças zoonoses; falta de controle de natalidade e mais chances de desenvolvimento de câncer de testículo em cães e cadelas com câncer de mama e no útero, são exemplos.

Famílias com renda de até três salários mínimos e as inscritas no CadÚnico ou no Bolsa-Família têm direito ao serviço gratuitamente. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de renda da família, CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência e foto do animal de estimação. O trabalho, contínuo, também é ofertado a protetores independentes. Ademais, cães e gatos de rua são castrados.


Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.