Casais concluem capacitação no serviço de Família Acolhedora

Duas famílias concluíram a capacitação no terceiro curso de formação para novas Famílias Acolhedoras em Capivari de Baixo. Essas pessoas foram preparadas para acolherem, de forma temporária, crianças e adolescentes que precisam ser afastados de sua família de origem. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

As aulas iniciaram do dia 26 de julho e foram encerradas na última segunda-feira (18). Ao todo, a capacitação teve carga horária de 40 horas e foi conduzida por aproximadamente 20 profissionais. As aulas foram ministradas por assistentes sociais, psicólogos, advogados, nutricionistas, pediatra, entre outros. Os encontros ocorreram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Agora, as duas famílias que concluíram a formação passarão por um processo de habilitação para então fazerem parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA). Após uma entrevista e análise documental é feito um parecer técnico habilitando ou não a família ao programa. Sendo favorável, ela assina o termo de adesão e fica a disposição para fazer o acolhimento, quando necessário.

O programa foi implantado em Capivari de Baixo em 2019, mas foi efetivado em 2021, após o arrefecimento da pandemia de covid-19. Atualmente há cinco famílias acolhedoras habilitadas no munícipio, sendo que três delas abrigam crianças e adolescentes.

Família Acolhedora

O acolhimento familiar é um serviço voltado para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Com isso, elas passam um período com uma família acolhedora onde recebem uma atenção individualizada. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses.

Diferente dos acolhimentos institucionais, em que há educadores contratados, nesta modalidade a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por outra família, que faz parte do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). Durante o período de acolhimento, ela assume todos os cuidados e a proteção da criança ou do adolescente.

As famílias acolhedoras recebem mensalmente da Prefeitura um salário mínimo por criança ou adolescente que abrigam. Em caso de o acolhido ter alguma necessidade especial, o valor é acrescido em 25%. Qualquer tipo de formação familiar pode fazer parte do programa.

Além do amor e carinho que tem que estar presentes no ato do acolher, é necessário conhecer outras questões para se tornar uma família acolhedora e é para melhor esclarecer as pessoas interessadas que a Prefeitura de Capivari de Baixo oferece esta formação.