Capivari de Baixo registra sexto foco do mosquito Aedes aegypti
Mais um foco do mosquito Aedes aegypti foi registrado na última sexta-feira (4), em Capivari de Baixo. O caso foi encontrado em uma armadilha montada pela equipe de Vigilância em Saúde em uma residência no bairro Santo André. O inseto transmite a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela.
Nesta segunda-feira (7), a equipe de Vigilância em Saúde iniciou uma varredura na região em um raio de 300 metros a partir do foco encontrado. Por ser próximo ao Rio Tubarão e ao limite com o município vizinho, a Cidade Azul foi comunicada para que realize o mesmo procedimento na área estabelecida dentro do seu território.
Capivari de Baixo não registrava um novo foco há quatro meses. Os dois últimos haviam sido identificados no começo de abril, também no bairro Santo André. Ao todo, em 2023, foram encontrados seis focos do mosquito Aedes aegypti no município. Os outros três tinham sido localizados em março no bairro Vila Flor.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando águas armazenadas que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.