Capivari de Baixo recebe o Challenge Internacional de Basquete 3×3 a partir desta sexta-feira (29)

Capivari de Baixo recebe esta semana o Challenge Internacional VI de Basquete 3×3, maior evento da modalidade no Brasil.  A competição ocorre entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro no Parque Diamante + Energia. Esta é a segunda vez que a disputa é realizada no município. A entrada do público é gratuita.

Como o nome sugere, no 3×3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma cesta só, mantendo as marcações originais.

O Challenge Internacional V de Basquete 3×3 é organizada pela FIBA3x3 e ANB3x3.A Prefeitura de Capivari de Baixo e o Parque Diamante + Energia apoiam o evento. A etapa tem a chancela da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB) da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Para a realização do evento em Capivari de Baixo, foi montada uma quadra principal no Centro Multiuso do Parque Diamante + Energia, além de outras duas quadras na área externa, onde ocorrerão as competições paralelas.

A disputa contará com a participação de oito equipes brasileiras, sendo que dois times são catarinenses: Academia do Esporte e Joinville. Completam a lista de brasileiros: Limeira, Rio Preto, Santos, SP Pirituba, São Paulo DC/Instituto Futuros Craques e Praia Clube/Uberlândia.

A FIBA 3×3 também já fechou a lista dos times estrangeiros. Até o momento confirmaram presença as seguintes equipes internacionais: Amsterdam Hipro (Países Baixos), Šakiai Gulbelė (Lituânia), Belgrade Partizan (Sérvia), Paris (França), NY Harlem (Estados Unidos), Utsunomiya BREX (Japão), Chicago (Estados unidos), Rouen (França), Akademija (Lituânia), Čačak Huishan (Sérvia), Viña del Mar (Chile), Machala (Equador).

Paralelamente à disputa internacional, a ANB3x3 também realizará no mesmo local as disputas das categorias sub-15 masculina, sub-18 masculina e feminina, sub-23 masculina e feminina, adulto feminina, open masculina, +35 masculina e +40 masculina.

Os dois finalistas do Challenge Internacional VI de Basquete garantem uma vaga na etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Wuxi, nos dias 4 e 5 de novembro. De acordo com o ranking de competições da FIBA, etapas do World Tour e Olimpíadas são consideradas nível 10, enquanto o Challenge de Capivari de Baixo é nível 9. O Challenge será o único evento do porte no hemisfério sul.