Capivari de Baixo passa a integrar a diretoria do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social

A secretária de Desenvolvimento Social de Capivari de Baixo Thayze Izidro assumiu o cargo de 1ª Tesoureira do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social). A eleição da nova diretoria aconteceu esta semana, em Florianópolis.

Esta é a primeira vez que o município ocupa uma vaga na diretoria do Colegiado, portanto, este se torna um ato histórico.

O Coegemas tem a missão de articular e coordenar as ações dos gestores municipais de Assistência Social, atuando como um órgão de defesa das políticas públicas no setor e garantindo o cumprimento dos princípios constitucionais e das diretrizes da legislação vigente.

A escolha de Thayse Izidro para a 1ª Tesouraria é uma demonstração clara do empenho em unir os gestores e promover uma gestão mais eficiente, inclusiva e voltada para o fortalecimento das políticas de assistência social em todos os municípios do estado.

Além de Capivari de Baixo, os municípios de Tubarão, Armazém, Imaruí, Braço do Norte , Laguna e Santa Rosa de Lima também ocupam vagas na estrutura do Coegemas e da CIB – Comissão Intergestores Bipartite

A CIB é uma instância de negociação e pactuação entre gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social. Ela é responsável por operacionalizar e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

A CIB é constituída por representantes do estado e dos municípios, que são indicados por órgãos específicos. Os representantes do estado são indicados pela Secretaria Estadual de Assistência Social ou congênere. Já os representantes dos municípios são indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). 

“Penso que minha eleição para essa posição representa uma importante conquista, trazendo uma nova perspectiva para a assistência social no estado e para a região, reforçando o compromisso com o fortalecimento dessa área crucial para o bem-estar da população. A presença de uma mulher da nossa região nesse cargo de liderança é um passo significativo para o avanço e a inclusão no cenário da gestão pública”, declarou a secretária, .