Capacitação de jovens e adolescentes no programa Trabalhando Juntos teve início nesta quarta (10)

Qualificar adolescentes e jovens em vulnerabilidade social para ingressarem no mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do programa Trabalhando Juntos, uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a prefeitura de Capivari de Baixo. Nesta quarta-feira (10), ocorreu a primeira aula no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


A prefeita Márcia Roberg Cargnin, o secretário de Desenvolvimento Social, Ailton Bitencourt e a secretária adjunta de Desenvolvimento Social Adriana da Silva, a diretora do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) Rosa Machado Silveira, a diretora do Creas Alessandra Francione e a diretora do Cras Fernanda Francione prestigiaram a aula inaugural.


“Aproveitem essa oportunidade. Nem sempre elas aparecem mais de uma vez. Agora é a hora de vocês e aconselho que aproveitem ao máximo. Acredito que farão uma capacitação que dará muito certo e a administração municipal está junto”, enfatizou.


O curso é ministrado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e tem duração de 60 horas. São 55 inscritos no programa. A contratação de jovens como aprendizes está prevista desde 2000, por meio da Lei 10.097, e o artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que estabelecimentos com ao menos sete empregados são obrigados a contratar aprendizes na proporção mínima de 5% e máxima de 15% das funções que exijam formação profissional.