Ano letivo na rede municipal inicia com 2.707 matriculados

As aulas na rede municipal de ensino de Capivari de Baixo iniciaram nesta quarta-feira (14) para 2.707 crianças e adolescentes. Deste universo, 232 alunos estão matriculados no Pré I (4 a 5 anos de idade), e 237 no Pré II (5 a 6 anos).

Alunos matriculados entre o 1º e 9º anos formam a maioria dos estudantes: 2.165, sendo que o 2º ano, com 229 alunos é o que concentra o maior número alunos perante os demais anos.

Crianças no Berçário II (1 a 2 anos), Maternal I (2 a 3 anos), Maternal II (3 a 4 anos), Berçário I – (Misto), Berçário I (Até 1 ano), Maternal I ( Misto) e Berçário II (Misto) são 673. (confira no quadro abaixo o número de matriculados em cada fase – ano)

O município possui cinco Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) e nove Centros de Educação Infantil (CEI).

A prefeita Márcia Roberg Carrgnin e a secretária de educação Marinélia Bonelli Fernandes visitaram as escolas no período da manhã.

Duas novidades: Tempo Integral e Criança Alfabetizada

Também iniciaram hoje dois programas de âmbito federal, que Capivari de Baixo aderiu a ambos: Escola em Tempo Integral, implantado pelo Governo Federal em julho de 2023, e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, criado em junho do ano passado.

No programa Escola em Tempo Integral foram criadas duas turmas para até 25 alunos cada que passam a funcionar nas dependências da EMEB Dom Anselmo Pietrulla, em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral.

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

Considerando que os alunos do berçário ao Maternal II (3 a 4 anos) são considerados de tempo integral, pois permanecem nos CEIs pelo menos 8 horas, Capivari de Baixo já vinha cumprindo esta meta, antes mesmo da criação das duas turmas de tempo integral para a educação básica.

Criança alfabetizada

O programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além de garantir a recomposição de aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia. Portanto, em Capivari de Baixo, este programa atingirá 229 no 2º ano, mais 595 dos três anos subsequentes.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2019 e 2021, revelam que, do ponto de vista da proficiência média das crianças submetidas à avaliação, houve uma queda no desempenho. Em 2019, a proficiência média alcançada foi de 750 pontos. Em 2021, ela caiu para 725,90 pontos.

Se analisados os dados por unidade da Federação, eles também apresentam uma piora no desempenho dos estudantes no ciclo de alfabetização. Em 2019, em oito estados do País, 50% ou mais dos estudantes do 2º ano haviam obtido sucesso na alfabetização ao final do ano letivo. Em 2021, esse patamar só foi alcançado por um estado: Santa Catarina.

Os impactos da violação do direito humano à alfabetização são dramáticos tanto na continuidade da trajetória escolar dos estudantes quanto do ponto de vista de suas correlações com o aprofundamento da vulnerabilidade social e econômica e das desigualdades regionais, de raça/cor e de gênero.

O Ministério da Educação (MEC) fez um redesenho da política nacional de alfabetização, no sentido de retomar os elementos positivos e estruturantes que a literatura científica identificou no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, corrigir seus elementos mais frágeis e redirecionar os esforços do Ministério da Educação nesse campo, sobretudo, a partir de oito elementos fundamentais.

Estes elementos serão trabalhados entre União, Estados e Municípios em regime de colaboração e corresponsabilização de cada ente.

O município receberá treinamento e recursos para desenvolver este programa.