Alunos fazem atividade com uso de tinta de beterraba
A tinta de beterraba, além de natural, é um meio acessível e interessante no cotidiano das crianças. Utilizando pedaços de beterrabas cozidas e em temperatura ambiente, os alunos do berçário II B do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria de Lourdes, no Centro, exploraram por meio da percepção tátil, olfativa, visual e palativa todas as propriedades que este alimento pode fornecer.
O exercício foi realizado com a professora Clésia da Silva e a auxiliar de sala Sandra Mendes. Com essa atividade, os pequenos tiveram um momento lúdico e criativo, usando as propriedades coloridas da beterraba. Com o uso do legume, os estudantes se divertiram e descobriram novas possibilidades. Clésia conta que foi a primeira vez que esse trabalho foi ministrado com os alunos. “Sempre trabalhamos com a massinha caseira. Sabemos que com essa idade é importante às descobertas com traços, cores e formas de acordo com a BNCC. O próprio corpo do bebê é capaz de produzir as marcas gráficas, conforme o seu movimento corporal a criança vai descobrindo. Nada melhor que as tintas que são ótimos recursos”, explica.
A docente pontua que para evitar alergias, o ideal é utilizar os corantes naturais. “Procuramos usar a beterraba por ser vibrante e ter uma cor muito forte. Utilizamos beterraba, água e trigo. Verificamos se alguma criança é intolerante ao glúten ou possui algum tipo de alergia e não havia esse impedimento. Deu tudo certo”, comemora.
Usufruir da natureza, de forma consciente, para produzir tintas naturais traz para a criança vivências de pintura infantil em harmonia com o meio natural, com a arte e com a cultura. Os movimentos, as texturas, as cores e os aromas que a ação de pintar proporciona às crianças, oferecem experiências significativas. A criança percebe que seus movimentos, suas percepções sensoriais e seus pensamentos deixam marcas.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.