Alunos do CEI Maria Magdalena aprendem culturas indígena e africana
Com o objetivo de trabalhar o ensino das culturas indígena e africana em sala de aula, alunos do CEI Maria Magdalena aprenderam, de forma lúdica, um pouco da história desses povos e, ao final, realizaram apresentações de samba e capoeira. As atividades proporcionaram às crianças conhecimentos das origens e da diversidade da cultura brasileira e a sua pluralidade étnico-racial.
Durante o mês de agosto, os alunos fizeram uma série de atividades em que tinham contato com ambas as culturas. Foram realizados trabalhos como apresentação de vídeos, musicalização, desenhos, roda de conversa sobre as principais comidas e danças típicas africanas além de uma brincadeira musical em que os alunos faziam sons com latas e escutavam canções sobre a cultura africana.
Além do contato com as culturas indígena e africana, as crianças desenvolveram habilidades de comunicação, percepção, aprimoramento de gestos, movimentos e de atividades manuais.
As atividades foram conduzidas pela professora Mirian Fidelis de Oliveira e pela auxiliar de sala Jamili Fernandes Vieira. O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório nas escolas de ensino fundamental e médio do país, mas facultativo na educação infantil. No entanto, as profissionais tiveram a iniciativa de realizar esse contato inicial de forma lúdica.