Alunos da EMEB Stanislau Gaidzinski Filho coletam cerca de 700 kg de resíduos recicláveis em gincana ambiental
Os alunos do 8º ano da EMEB Stanislau Gaidzinski Filho participaram da segunda edição do projeto de coleta de resíduos do Programa Diamante + Educação Ambiental (PDEA), realizado no Parque Diamante + Energia. A iniciativa tem o objetivo de orientar e conscientizar jovens sobre a importância da sustentabilidade e gestão correta de resíduos sólidos.
Os encontros iniciaram em outubro e envolveram uma série de atividades. Os estudantes tiveram palestras sobre como fazer a destinação correta dos materiais recicláveis viabilizando retorno às indústrias. As ações foram conduzidas pela engenheira agrônoma do Parque, Mylena de Medeiros, com apoio técnico da bióloga Anelay Tonon, e das educadoras ambientais Luana Anselmo e Eliza Santos, responsáveis pelo PDEA.
As turmas participantes também participaram de uma gincana que promovia a sustentabilidade em que foram desafiadas a coletar resíduos como papel, papelão, garrafas PET, latinhas e lacres, em 15 dias.
“Esses materiais possuem valor econômico e, quando encaminhados à coleta de lixo, são despejados nos aterros sanitários que estão sobrecarregados, causando impactos ao meio ambiente. Sem contar que são materiais que muitas vezes são fonte de renda para famílias que vivem da reciclagem”, comenta a engenheira agrônoma Mylena de Medeiros.
Ao final, os estudantes recolheram cerca de 700 kg de materiais recicláveis. A turma 8º01 foi a vencedora após coletar em torno de 370 kg. Os vencedores serão premiados com um dia de teatro e recreações no Parque Diamante. O projeto foi concluído na última segunda-feira (27).
“Mesmo em um curto prazo foi muito gratificante observar nossos alunos, juntamente com seus familiares e professores, engajados com o projeto onde o objetivo principal foi a coleta seletiva de resíduos, ação essa que deve estar presente em nosso dia a dia”, destaca a diretora Carla Xavier.
O Programa Diamante + Educação Ambiental (PDEA) é realizado no Parque Diamante + Energia com incentivo da Diamante Geração de Energia. Em 2022, a primeira edição foi realizada no colégio estadual EEB Dr. Otto Feuerschuette.