Agentes da Guarda Municipal se aperfeiçoam em técnicas de imobilização

Técnicas de imobilizações com uso de algemas e de bastão tonfas foi ministrada para os agentes da Guarda Municipal de Capivari de Baixo (GMCB), em cumprimento aos Decretos 1001 e 1002 e do Padrão Operacional de Procedimento (POP). A instrução foi realizada pelo diretor da GMCB, Juarez Pereira.

De acordo com Pereira, é importante fazer o uso correto do bastão tonfa, que é uma ferramenta essencial para a defesa pessoal e a manutenção da ordem em situações de conflito. “Demonstramos técnicas específicas de manuseio, enfatizamos a precisão e a segurança tanto para o usuário quanto para terceiros. Além disso, abordamos técnicas de algemação com ênfase nas melhores práticas para garantir a segurança durante a detenção de indivíduos. O treinamento incluiu instruções sobre posicionamento adequado, abordagem segura e procedimentos para minimizar riscos durante a aplicação das algemas”, explica.

A capacitação contínua é fundamental para o desempenho eficiente e seguro das funções de segurança. “Todos os participantes foram incentivados a praticarem regularmente as técnicas ensinadas e a se manterem atualizados com novos métodos e práticas na área. Eles demonstraram satisfação com a clareza das instruções e a relevância dos conteúdos abordados. Iniciativas como estas são essenciais para garantir que os profissionais de segurança estejam sempre preparados para atuar com competência e responsabilidade”, destaca Pereira.

O principal objetivo do treinamento é padronizar os procedimentos. Com as técnicas há a possibilidade de proporcionar a segurança para o agente e preservar a integridade física. Durante o treinamento, os agentes receberam instrução sobre o uso progressivo da força, aplicação de algemas individual e em grupo, técnicas de contenção e condução, imobilizações no solo, utilização de tonfas e tomadas de celas. Os participantes também tiveram noções teóricas sobre aspectos éticos e legais.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.