Agentes comunitárias de saúde e de endemias recebem capacitação sobre o Penso, Logo Destino
As agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias de Capivari de Baixo receberam uma capacitação para serem multiplicadoras das ações do Programa Penso, Logo Destino (PLD). Somadas as duas categorias, 38 pessoas participaram da iniciativa que foi ministrada pela engenheira ambiental e coordenadora do projeto no município, Renata Porto Morais, na manhã dessa terça-feira (10), no Centro de Convivência da Terceira Idade.
O PLD foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de Capivari de Baixo. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.
Nesse processo, as agentes serão multiplicadoras das informações e das ações do programa, incentivando e orientando a população a fazer o descarte de forma correta nos pontos de entrega espalhados pelo município.
“As agentes comunitárias e de endemias exercem uma função muito importante, tanto de educação quanto de vigilância. E elas são nossas multiplicadoras, junto com professores, diretores e alunos. A capacitação delas já estava prevista desde a implantação do Programa, no ano passado”, informa Renata.
Em Capivari de Baixo, pilhas e baterias devem ser entregues nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), nos Centro de Educação Infantil (CEIs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Vigilância em Saúde e no Pronto Atendimento. Eletroeletrônicos devem ser entregues na Central de Atendimento ao Cidadão em seu horário de funcionamento. O local também recolhe pilhas e baterias.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou pelo e-mail meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.