Administração recebe técnicos do IMA para tratar do programa Penso, Logo Destino municipal

Integrantes da Comissão Municipal do programa Penso, Logo Destino (PLD) e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Gerência Regional de Tubarão se reuniram com o prefeito Claudir Bitencourt para tratar continuidade do programem Capivari de Baixo.

Também foram debatidos temas como os resultados do ano de 2024, apresentação dos projetos juntos à Secretária de Saúde, alterações no recolhimento de lâmpadas, e um local de consolidação de recolhimento de pneus. Sobre este tema, o prefeito assegurou que vai providenciar um local adequado para a guarda temporária dos pneus recolhidos no município, até o recolhimento definitivo do IMA.

Já foram estabelecidas duas coletas de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos em 2025: uma em março e outra em agosto.

A reunião aconteceu na quinta-feira, dia 06. Participaram dela, além do prefeito, Marcelo Dalpiaz Dagostim – coordenador regional do PLD, Mabiane Almeida Braga – coordenadora regional de meio ambiente (Tubarão) e Marcelo Dutra de Farias – coordenador regional PLD; analista ambiental da Prefeitura de Capivari de Baixo Renata Porto Morais, coordenadora municipal da Comissão do PLD, Deise Aguiar Venâncio e Renata Roque, integrantes da comissão, e Pedro Albino, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Capivari de Baixo.

Sobre o PLD

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os Estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.

O PLD foi idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o Estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tinha a meta de conquistar até o final deste ano a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Mas o IMA mudou sua estratégia e abriu a possibilidade de adesão para municípios de até 50 mil, com isso o Instituto fechou o ano com 245 aderidos. Capivari de Baixo foi o único município com população superior a 20 mil a aderir, ainda em 2022.