Administração discute o Plano de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública

Secretários municipais e responsáveis por órgãos e setores da Prefeitura de Capivari de Baixo reuniram-se na manhã desta quinta-feira (05) para discutir o Plano de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública.

A reunião, no gabinete da prefeita Márcia Roberg Cargnin, se deu oportunamente no momento em que há alertas meteorológicos para a ocorrência de grande volume de chuva nas próximas 48 horas, em todas as regiões do estado.

O Plano de Preparação tem o objetivo de delinear diretrizes para que o município desenvolva as próprias orientações de enfrentamento aos desastres, como ações de resposta e medidas urgentes para o controle e a contenção dos eventos emergenciais, de forma qualificada e cooperativa.

Essa organização tende a ampliar as possibilidades de desenvolvimento das ações de enfrentamento dos eventos e de preparação para o atendimento da população atingida, evitando a sobrecarga e a falta de organização dos serviços, da infraestrutura e das demais tecnologias de saúde, como um todo.

O Plano de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública integra o Plano da Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), uma ferramenta de referência para a atuação em emergências em saúde e defesa civil ao mesmo tempo.

O Plano do Vigidesastres tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações a serem impostas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco de exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles, bem como os danos à infraestrutura de saúde.

O Vigidesastres, que foi elaborado pela Vigilância Sanitária Municipal e revisado pela Secretaria de Saúde, já foi encaminhado à Comissão Intergestores Regional (CIR), e aprovado por esta organização de instância colegiada, não paritária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições aplicáveis pelo Pacto pela Saúde.

Agora o Plano está com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para análise e aprovação. A CIB é constituída (em nível estadual) paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), e inclui, obrigatoriamente, o secretário de Saúde da Capital do estado.

Atenção

A Prefeitura de Capivari de Baixo está mobilizada e atenta a qualquer situação de emergência que vier a ocorrer nas próximas horas. Em caso de emergência, entre em contato:

• 199 – Defesa Civil
  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 190 – Polícia Militar
  • 3623-1622 – Secretaria de Infraestrutura.