Ações durante a Sipat da Diamante Energia encerram participação da Secretaria da Saúde no Julho Amarelo

Com a participação nas atividades desenvolvidas na Tenda da Saúde, dentro do pátio da Diamante Geração de Energia, no último dia 28, os profissionais do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais encerraram as ações do Julho Amarelo, mês marcado pela prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. A empresa realizou nesse dia a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com uma série de atividades. Foram feitos 51 testes rápidos oferecidos pela Secretaria de Saúde.

A campanha no município foi alinhada à campanha nacional e destacou a importância da testagem precoce e o tratamento da doença. Em Capivari de Baixo, aconteceram diversas ações em empresas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nos dias 20 e 21, houve uma palestra e entrega de material informativo e de prevenção na empresa Diamante Geração de Energia. No dia 22, testes rápidos, orientações e entrega de material informativo no Crematório e Memorial São Mateus.

Ainda no dia 22, uma equipe de Saúde participou do Social em Ação, no bairro Santa Lúcia, no ginásio da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla. Na ocasião, foram realizados testes rápidos além de orientações e entrega de material informativo. Nestes dois locais no dia 22 foram feitos 30 testes rápidos.

Atuaram na aplicação da vacina Angelita Rodrigues, Daniel Mattos Joaquim e Simone de Souza Fernandes. Na glicemia e aferição de pressão arterial, Lucimar de Souza Mendes. Nos testes rápidos, Valmir Garcia Lima e Adriana Cardoso Borges Miguel.

No dia 28, também teve orientações sobre alimentação saudável e cessação do tabagismo, com as profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Samira Fidelix Volpato e Aline Berti da Silva.

Hepatites virais

As hepatites virais podem não apresentar sintomas durante um período da infecção e passam despercebidas pela maioria das pessoas que convivem com a infecção sem saber. Se não tratadas a tempo, essas doenças silenciosas podem causar sérios problemas à saúde como cirrose ou câncer hepático e, até mesmo, levar à morte. Por isso a importância da testagem para o diagnóstico precoce da doença e realização do tratamento adequado.

Além da testagem, existem outras formas de prevenção para essas infecções. Para a hepatite B há vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses (vacina pentavalente) aos 2, 4 e 6 meses de idade. Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.