Identificado mais um foco do mosquito da dengue em Capivari de Baixo
Agentes de endemias identificaram nessa terça-feira (25) mais um foco do mosquito Aedes aegypti no município. O novo foco fica no Bairro Santo André, na divisa com Tubarão.
Hoje, agentes de endemias e agentes comunitárias de saúde divididas em cinco grandes grupos fizeram uma varredura em um raio de 300 metros a partir do foco encontrado: uma armadilha. O bairro possui sete armadilhas instaladas para fins de monitoramento da presença do mosquito.
Na varredura, as agentes recolheram seis amostras de larvas, que já foram encaminhadas para exames laboratoriais. Cinco delas foram recolhidas em residências e uma em terreno baldio. O resultado dos exames deve ficar pronto ainda nesta quarta-feira.
O Aedes aegypti é o nome da principal espécie de mosquito que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o zika vírus.
Este é quarto foco do mosquito detectado em 2025 em Capivari de Baixo. Os três primeiros foram em janeiro, no Centro da cidade.
Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água
A limpeza não se restringe só às residências.
É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente. (fonte: https://www.unicef.org/brazil/prevencao-e-combate-ao-aedes-aegypti)











