Agentes encontram mais dois focos do mosquito Aedes aegypti

Agentes de endemias e comunitárias de saúde encontraram dois novos focos do mosquito Aedes aegypti durante a varredura em um raio de 300 metros a partir do foco de mosquito encontrado na quinta-feira (23), no Centro de Capivari de Baixo. O resultado laboratorial das larvas recolhidas na varredura e enviadas para exames deu positivo, inicialmente, para mais um foco.

A partir do segundo foco, foi iniciada ontem (27) uma varredura em um raio de 300 metros, e concluída hoje de manhã. Dez tubos com larvas coletados em cinco residências foram enviados para exames laboratoriais no início da tarde. O resultado positivo da análise laboratorial para um terceiro foco saiu no meio da tarde desta terça-feira.

O primeiro foco foi detectado em uma armadilha instalada pelas agentes de endemias, mas os dois posteriores foram encontrados em residências. Nesta quarta (29) as agentes de endemias e comunitárias de saúde retornam a campo para a terceira varredura.

O prefeito Claudir Bitencourt demonstrou preocupação com a situação e pediu colaboração à população. “O mosquito da dengue só se prolifera se tiver condições para isso. A população precisa ter cuidado com suas casas, seus quintais. Além da limpeza, é preciso não dar a oportunidade de o mosquito se proliferar, ou seja, não manter vasos, pneus ou qualquer objeto com água parada. Tem que ser uma atitude coletiva, pois não adianta uma família se preocupar com o mosquito, fazendo seu papel, e na casa ao lado, não haver o mesmo comportamento”, disse o prefeito.

Cuidados

O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika. A melhor maneira de prevenir a proliferação do mosquito é evitar o acúmulo de água em depósitos e também em recipientes. É importante fazer a limpeza de calhas, piscinas e até mesmo em cascas e folhas jogadas no quintal, conservar a caixa d’água sempre fechada, lixos mantidos em sacos plásticos, lixeira fechada e pratinhos de plantas, com areia.

Armadilhas

Há 74 armadilhas instaladas no município, distribuídas em residências, empresas, comércios, que são vistoriadas semanalmente. Existem ainda 12 pontos estratégicos que são borracharias, cemitério e ferros-velhos. Estes, são monitorados de 14 em 14 dias.

Em 2024 foram encontrados sete focos do Aedes e todos estão descartados.

Para fazer denúncias relacionadas ao tema podem ser feitas diretamente na Ouvidoria do município, no portal oficial do município, ou pelo email: ouvidoria@capivaridebaixo.sc.gov.br.