Secretaria de Saúde orienta população para impedir propagação do Aedes aegypti em cemitério

Com a proximidade do Dia dos Finados, lembrado neste sábado (2), a Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, por meio da Vigilância em Saúde, orienta à população que fará visitas aos entes queridos no Cemitério Municipal, a tomar uma série de cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de diversas doenças como a dengue, chikungunya e zika Vírus.

Neste ano sete focos do mosquito foram registrados no município. Com isso, medidas de prevenção e combate à doença devem ser feitas de forma contínua pelo poder público e população. Embalagens plásticas, vasos, flores, suportes para velas, copos plásticos e até mesmo os jazigos podem se tornar criadouros para as larvas do mosquito.

Conforme o secretário de Saúde Plínio Vieira, é importante dar preferência para as flores naturais plantadas em vasos com terra, em vez dos itens de plástico que podem guardar água em virtude dos formatos. “Vasos e floreiras de materiais duráveis precisam ser perfurados para permitir o escoamento da água. É preciso remover pratos e embalagens de celofane ou plástico para não ter o acúmulo. Essa medida é fundamental para evitar os criadouros”, afirma.

A incidência de dengue no Brasil é considerável e todos os anos centenas de pessoas sofrem com a doença que é transmitida pela fêmea do Aedes Aegypti. Água limpa e parada é o local propício para a colocação dos ovos do mosquito. Por isso, é tão importante evitar o acúmulo de água. Os sintomas da dengue, muitas vezes, se confundem com o da gripe e, portanto, merecem atenção redobrada. 

O ovo do Aedes Aegypti pode resistir mais de um ano sem danos e isso é mais um agravante para intensificar os casos da doença. A intensificação do período de calor favorece a proliferação do mosquito. Por isso, a importância do descarte adequado de todo material em desuso que possa conter ovos e acumular água, servindo de criadouros. 

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.