Penso, Logo Destino: Coleta Itinerante será realizada em Capivari de Baixo no próximo mês

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) segue em expansão em Capivari de Baixo com o intuito de envolver os moradores e conscientizá-los sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Uma reunião entre a comissão municipal do programa e o coordenador regional, o engenheiro ambiental Marcelo Dagostin (CODAMTB/IMA/SC), foi realizada com o objetivo de delinear as ações do PLD no segundo semestre e organizar a Coleta Itinerante que será realizada.

O PLD tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

A Logística reversa consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), em Capivari de Baixo são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, pilhas e baterias.

O processo tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.

Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.