Junho Violeta: caminhada pela conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa ocorre neste sábado (15)
A caminhada, que sairá da Praça da Bandeira ocorrerá até o Centro de convivência da Terceira Idade, neste sábado (15), às 9 horas, tem como objetivo mobilizar a comunidade e aumentar a conscientização sobre a importância de proteger e respeitar os direitos das pessoas idosas.
A violência contra a pessoa idosa é um problema grave e muitas vezes silencioso. Ela pode se manifestar de muitas formas, incluindo abuso físico, emocional, financeiro e negligência. Conforme dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), é essencial que a sociedade esteja atenta e denuncie qualquer forma de violência ou abuso.
O Dia Mundial de Conscientização é 15 de junho, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O Junho Violeta é uma campanha global que visa sensibilizar a população para esses abusos e promover ações que garantam o respeito e a dignidade das pessoas idosas. A cor violeta foi escolhida por simbolizar a luta contra a violência e a necessidade de mudanças sociais para proteger os idosos.
Os casos suspeitos ou confirmados de violência contra a pessoa idosa são objetos de notificação compulsória pelos profissionais de saúde pública ou privada em todo o território nacional. Fazem parte do cuidado integral, o encaminhamento destas pessoas idosas em situação de violência para os órgãos responsáveis pela proteção e responsabilização.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.