Oficina de bordado é oferecida no Centro de Convivência da Terceira Idade
Mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e participantes dos grupos da secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciaram mais um curso de qualificação, nesta segunda-feira (20), no Centro de Convivência da Terceira Idade. Trata-se de qualificação em bordados da vovó.
O curso se estende até esta quinta-feira (23) e é gratuito. Com ações como esta, a administração municipal busca promover a inclusão produtiva dos moradores da cidade, oferecendo uma oportunidade de geração de renda. De acordo com a coordenadora do CRAS Fernanda Francioni, a oficina consiste no resgate do bordado antigo com todas as características e delicadeza. “Ela nos mostra a ligação artística com nossos antepassados e tem como objetivo guardar a memória, o arquivo de gerações para gerações como elo de comunicação. O bordado é uma fonte de renda para quem expõe em feiras ou vende em casa”, explica.
O bordado é muito mais do que linhas, riscos, tecidos e agulhas, conforme a coordenadora do Grupo de Mulheres e de Idosos Marilene Cardoso Duarte. “O bordado tece uma rede de narrativas na vida dessas mulheres, tão singulares e especiais. Percebemos a sua importância simbólica para cada uma delas quando identificam no seu fazer a sua própria história, uma identificação com os trabalhos realizados, com as colegas do grupo e com si mesmos. O bordado tece as suas histórias e lembranças” pontua.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.