Dia Nacional da Hipertensão Arterial: orientações são levadas à população
Instituída pela Lei nº 10.439/2002, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira, 26 de abril. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. No município, os profissionais da secretaria da Saúde, por meio do Estratégia de Saúde da Família, têm orientado os pacientes hipertensos para aferir a pressão arterial.
Os servidores estão focados na orientação e seguem uma busca ativa pelos hipertensos moradores de vários bairros de Capivari de Baixo. A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.
A pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial.
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. É imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool.
As principais complicações são derrame cerebral, também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, ela pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento da hipertensão, de forma contínua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.