Baixa adesão à vacina da gripe preocupa diante da alta de casos
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe completa um mês nesta quinta-feira (25), mas quem ainda não se vacinou tem até o dia 31 de maio para se imunizar. Apenas 34,44% dos grupos prioritários se vacinaram, número considerado baixo, considerando que a meta é vacinar 12.178 pessoas.
Nesta segunda-feira (22), os agentes da Vigilância Sanitária estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para vacinar os alunos da instituição. A equipe tem traçado estratégias para alcançar a meta que é de 90% do grupo prioritário.
A aposentada Marina Salete Rodrigues, de 77 anos, fez a vacinação contra a gripe recentemente. Por fazer parte do grupo prioritário, ela sabe que agora, sim, ela está protegida. “A vacina só faz bem. Não tem razão para não tomar. Não tem porque fugirmos de algo que é oferecido e que temos direito. É proteger quem amamos também, não somente a nós. É uma questão de cuidado próprio e coletivo”, assegura.
A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. Ela é anualmente atualizada para uma proteção eficaz. A dose, então, é fundamental para evitar casos graves e mortes.
Durante a semana as doses são ofertadas no Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro 2, Santa Lúcia e Três de Maio, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 15h30. Vale destacar que nas terças-feiras, o ESF Três de Maio atende também das 16 às 20 horas. A vacina ofertada na rede pública é a trivalente, que protege contra os principais vírus gripe em circulação no Brasil, que são a Influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus Influenza B.
Santa Catarina registrou 19 mortes por gripe só em 2024. Deste total, 16 eram idosos com 60 anos ou mais.⠀
Clique aqui e entre no grupo Comunicação Capivari e fique por dentro das notícias.