Trabalhando Juntos: aula inaugural do programa será nesta quarta-feira (10)
A aula inaugural do programa Trabalhando Juntos do Ministério Público de Santa Catarina será nesta quarta-feira (10), no Creas, a partir das 8 horas. Participarão da iniciativa 55 jovens, com idades entre 14 e 24 anos. Os encontros serão realizados durante 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e, no período vespertino, das 14 às 17 horas.
O projeto foi apresentado em uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com a participação da prefeita de Capivari de Baixo, Márcia Roberg Cargnin, gestores municipais, entidades da sociedade civil e empresários.
De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Social Adriana da Silva, a iniciativa tem como objetivo capacitar e inserir os jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. “A ação pretende sensibilizar as empresas convidadas para a adesão ao programa, por meio da contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos. O público-alvo são os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, em acolhimento familiar ou institucional ou em situação de evasão escolar. Serão 20 jovens atendidos pela manhã e 35 à tarde”, explica.
Trabalhando Juntos
O programa é uma iniciativa do MPSC em parceria com entidades qualificadoras de aprendizagem profissional, prefeituras municipais e empresas privadas. A contratação de jovens como aprendizes está prevista desde 2000, por meio da Lei 10.097, e o artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que estabelecimentos com ao menos sete empregados são obrigados a contratar aprendizes na proporção mínima de 5% e máxima de 15% das funções que exijam formação profissional.
Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. O curso preparatório ensina conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal; trabalho em equipe; elaboração de currículo; comportamento no ambiente de trabalho; e outros temas. Ao terminar o curso eles são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.