Após limpeza feita pela Prefeitura, na mesma semana, moradores voltam a jogar lixo e entulho às margens das ruas
A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública tem realizado ações frequentes de limpeza e remoção de lixos e entulhos em diversos pontos do município. Mas, alguns moradores de Capivari de Baixo não têm colaborado com a cidade em relação à limpeza pública. Há uma semana, os trabalhos foram iniciados próximo à igreja São José Operário, no bairro Três de Maio e na última segunda-feira (4), as atividades ocorreram na Lagoa do Barreiro, também no Três de Maio.
Após os homens e máquinas da administração municipal terminarem a limpeza e saírem do local, ontem (07), moradores do município, descartaram lixo novamente, principalmente, entulhos, às margens das ruas, o que leva riscos à saúde de todos, além do efeito de poluição visual. Ao jogar lixo no chão, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e muitos prejuízos para a comunidade.
A administração municipal reforça o pedido para que a população abandone velhos hábitos e deixe de jogar lixo nas ruas. A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública pede a conscientização das pessoas para manter a limpeza da cidade e com isso contribuir com a saúde de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever.
A orientação é não jogar lixo em vias públicas. Caso tenha algo a descartar, guarde o material até encontrar a lixeira mais próxima. Em casa, coloque o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados e acomode os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta.
As sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do proprietário ou proprietária da obra. Assim, antes de iniciar o trabalho, é necessário a contratação de uma caçamba para realização do recolhimento, do transporte e a destinação correta e desta forma, evitar o acúmulo de resíduos em via pública.
O descarte irregular compromete a estética e a segurança das áreas afetadas. Ruas sujas e com entulho favorecem o surgimento de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a zika, que têm feito muitas vítimas em 2024. A presença de lixo em vias públicas também pode obstruir o escoamento de águas pluviais, causando enchentes e danos às estruturas urbanas.
O descarte irregular de lixo é um problema que afeta a qualidade de vida da comunidade e o meio ambiente. No Brasil, o descarte irregular de lixo é considerado um crime ambiental e está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). As punições para quem pratica essa infração podem variar conforme a legislação de cada município ou Estado e incluem multas, serviços comunitários e até mesmo detenção em casos mais graves.