Centro de Especialidades Médicas alcança mais de 56 mil atendimentos em menos de 2 anos
O Centro de Especialidades Médicas de Capivari de Baixo funciona no formato de uma clínica. O local oferece atendimento em diversas áreas da saúde, como cardiologia, ginecologia, psiquiatria adulto e infantil, ortopedia, medicina do trabalho, pediatria, fonoaudiologia clínica, nutrição, psicologia e cirurgia geral para pequenos procedimentos. As especialidades de oftalmologia e fisioterapia clínica são realizadas em clínicas credenciadas pela secretaria de saúde.
O serviço é disponibilizado desde março de 2022 e, de lá para cá, novas especialidades têm sido incorporadas. O município ainda conta com a especialidade de fonoaudiologia e fisioterapia domiciliar, através do Serviço de Atenção Domiciliar e dos profissionais da Equipe Multidisciplinar – e Multi (antigo Nasf), e ainda com a especialidade de infectologia no Ambulatório da Vigilância em Saúde.
Prestes a completar 2 anos, o Centro de Especialidades já alcançou a importante marca de 56.596 atendimentos. Destes, 28.899 são sessões de fisioterapia, 3.180 consultas com fonoaudiólogo, 1.636 atendimentos com médico cardiologista, 876 com cirurgião geral, 1.095 com profissional ginecologista, 1.407 com médico infectologista, 1.117 com oftalmologista, 2.941 com ortopedista, 947 com pediatra, 2.369 com psiquiatra, 7.553 com psicólogo e 4.577 com nutricionista.
O Centro de Especialidades é um espaço moderno, amplo e informatizado. O serviço dispõe de toda infraestrutura necessária, além de consultórios médicos para atendimento especializado. De acordo com o secretário Plinio Vieira, o intuito é atender o paciente encaminhado pelo médico da Atenção Básica para dar prosseguimento ao atendimento, garantindo atender as necessidades do paciente.
Para passar por uma consulta no Centro de Especialidades, o paciente deverá ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Já no sistema, a médica reguladora analisa a documentação enviada e agenda os atendimentos de acordo com a ordem cronológica e classificação de risco. Após o agendamento, a ESF avisa o paciente.
São ofertadas aproximadamente 150 consultas mensais de ortopedia, 150 consultas mensais com médico do trabalho, 120 consultas mensais de ginecologia, 60 consultas mensais de cardiologia, 100 consultas mensais de pediatria, 200 consultas mensais de psiquiatra, 60 consultas mensais de oftalmologia, 90 consultas mensais de infectologia, 60 consultas mensais de nutrição, 120 sessões mensais de fonoaudiologia clínica, 250 sessões mensais de fonoaudiologia domiciliar, 900 sessões mensais de fisioterapia clínica, 170 sessões mensais de fisioterapia domiciliar e 170 sessões mensais de psicologia.