Saúde realiza segundo mutirão de cirurgia de catarata no ano
Cerca de 40 moradores de Capivari de Baixo serão encaminhados nesta quinta-feira (22) para realizar cirurgia de catarata, no Hospital Santa Teresinha (HST), em Braço do Norte. Os pacientes foram previamente agendados após passarem por avaliação em posto de saúde da cidade e, posteriormente, por um médico oftalmologista, que constata a necessidade da cirurgia.
Este é o segundo mutirão do ano. O primeiro ocorreu no mês passado. As cirurgias são liberadas pelo Estado de Santa Catarina por meio de uma fila alimentada pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Os procedimentos são realizados em Braço do Norte, Jaguaruna e Praia Grande. O Município irá disponibilizar um ônibus e uma técnica de enfermagem acompanhará os pacientes.
Conforme uma das operadoras do Sisreg no Município, Flávia Justino Francisco, as operações devolvem autonomia àqueles que passam pela cirurgia. “Em poucos meses, a visão da pessoa já está melhor, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente”, expõe.
A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando o paciente chega ao hospital ele passa pela consulta, avaliação do médico, cirurgia, e por fim, recebe as orientações. Tudo isso é feito de uma forma preparada para disponibilizar o melhor atendimento. Além disso, os próprios pacientes chegam em horários pré-determinados e conduzidos por suas prefeituras.
De acordo com a gerente de saúde do HST, Maiara Ghizone, o hospital é pioneiro na região da Amurel para realizar essas cirurgias. “Com muito trabalho, carinho, empatia, técnica e empenho de todos os nossos profissionais, conseguimos entregar um ótimo atendimento a todos os pacientes que nos procuram”, afirma.