Prefeitura subsidia 40 bolsas com 90% de desconto para quatro cursos ofertados pelo Senai

A prefeita de Capivari de Baixo Márcia Roberg Cargnin assinou nessa segunda-feira o 2º Termo de Aditivo ao contrato 04/2022, consolidando a parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Capivari de Baixo. O aditivo fortalece e amplia a oferta de bolsas de estudos para cursos técnicos, proporcionando oportunidades de capacitação aos cidadãos do município.

O aditivo viabiliza a concessão de 40 bolsas de estudo com 90% de desconto, 10 para cada um dos cursos técnicos oferecidos: Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletrônica e Manutenção Automotiva.

Essa diversidade de opções visa atender às demandas variadas da comunidade, proporcionando uma formação sólida e alinhada às necessidades do setor produtivo.

“A parceria entre a Prefeitura de Capivari de Baixo e o Senai reforça o compromisso conjunto de investir na educação e no aprimoramento profissional dos cidadãos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo”, ponderou a analista de comercialização do Senai Natasha Geremias Schmidt.

A oferta de bolsas de estudos destina-se a facilitar o acesso dos moradores de Capivari de Baixo a cursos técnicos de qualidade, proporcionando uma oportunidade valiosa para o aprimoramento de habilidades e a obtenção de conhecimentos específicos em áreas estratégicas. Além disso, a iniciativa visa contribuir para a redução do déficit de mão de obra qualificada na região, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável.

“Reitero nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento local, proporcionando aos cidadãos a chance de se prepararem para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico. É o tipo de investimento que só traz benefícios: para os alunos contemplados, que têm a oportunidade de se qualificar ou vocacionar uma profissão, ao Senai, por contribuirmos na viabilidade da oferta dos cursos, e ao município, por possibilitar que os formados possam eventualmente permanecer aqui, atuando em Capivari de Baixo”, disse a prefeita Márcia.

Os estudantes devem residir em Capivari de Baixo. Os cursos são para alunos que concluíram com êxito o ensino médio ou que estejam regularmente matriculados a partir do 2ª ano da mesma modalidade de ensino, além disso, servirá para aqueles que apresentarem maior grau de carência e conseguiram maior desempenho escolar.

As inscrições devem ser feitas no próprio Senai de Capivari de Baixo (Rua Salvador Joaquim Nunes, no acesso central do município, ao lado do pórtico), de hoje, 6 de fevereiro até dia 26 de fevereiro, das 13h30 às 22h.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro serão feitos a análise e o cálculo da carência financeira dos inscritos e a análise do desempenho. O resultado será divulgado dia 29 de fevereiro.

No dia 01 de março os aprovados assinarão a matrícula. As aulas para os cursos de Automação Industrial e Técnico em Eletrotécnica iniciam dia 04 de março. Os cursos de Manutenção Automotiva e Técnico em Eletrônica iniciam as aulas no segundo semestre deste ano.

Nas fotos abaixo, a analista de comercialização do Senai Natasha Geremias Schmidt e a prefeita Márcia R. Cargnin assinam o Termo Aditivo.