Município registra primeiro foco do mosquito da dengue em 2024
A equipe de agentes de endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo confirmou nesta quinta-feira (1º), um foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, no Município.
Foram encontradas 25 larvas e uma pupa positiva do Aedes Aegypti em uma das armadilhas instaladas na cidade. O foco foi localizado na Avenida General Mendonça Lima, no Centro (foto de destaque).
Os servidores da Vigilância em Saúde iniciaram uma varredura na região em um raio de 300 metros a partir do foco encontrado. As coletas serão analisadas ainda nesta quinta-feira à tarde. A armadilha é vistoriada semanalmente. Segundo os funcionários da Vigilância, muito lixo foi encontrado em residências.
Este foi o primeiro foco registrado em 2024 no Município. E ele serve de alerta para a comunidade reforçar as ações de combate ao Aedes. A luta deve ser de todos. A proliferação do mosquito pode ser evitada se a população estiver atenta ao acúmulo de água em depósitos e também em recipientes. É importante promover a limpeza de calhas, piscinas e locais que possam acumular água.
Baldes e pneus são considerados os objetos onde o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados. Também é necessário manter a limpeza de quintais, conservar a caixa d’ água sempre fechada, os lixos mantidos em sacos plásticos e a lixeira fechada. Além de pratinhos de plantas, com areia.
Para fazer denúncias relacionadas ao tema, favor comparecer ao setor de endemias, anexo à Vigilância em Saúde, na ESF Centro 2, Rua João Ernesto Ramos, 110, Centro, telefone: 3623-4837.