Prefeitura e integrantes do Serviço de Acolhimento Familiar são homenageados por contribuição com o Programa Novos Caminhos
A Prefeitura de Capivari de Baixo e os integrantes do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) e Institucional realizado no município foram homenageados por suas contribuições com o Programa Novos Caminhos. A cerimônia de encerramento das atividades de 2023 do projeto na região do Litoral Sul e a entrega das homenagens foram realizadas na última quinta-feira (14), no Parque Diamante + Energia.
A Prefeitura recebeu o certificado um certificado de “Empresa Cidadã” por ter ofertado uma vaga de bolsista para uma adolescente que estava em situação de acolhimento. Já as equipes dos serviços de acolhimento institucional e familiar e as seis famílias acolhedoras do município foram homenageadas como Membro de Equipe Técnica Destaque. Outras empresas, entidades e pessoas físicas da região também foram reconhecidas durante o evento.
Realizado há dez anos em Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
A iniciativa tem a finalidade de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Ao ingressarem no programa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares.
Ao longo de sua existência, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (Senac/Sesc/Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faesc) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE).