Secretaria de Educação inicia preparação para implantação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo iniciou o planejamento e a preparação para a implantação das ações que integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Entre as iniciativas planejadas, está a criação de cantinhos de leitura nas salas do 1º e 2º ano das escolas municipais. Estes espaços têm o intuito de incentivar o interesse em livros nas crianças por meio de um local criativo, aconchegante e estimulante. Eles começarão a ser implantados em janeiro para estarem prontos no início do próximo ano letivo. O acervo de livros a ser usado nos cantinhos será disponibilizado pelo MEC.

Também em janeiro, os professores do pré-escolar ao 2º ano do ensino fundamental passarão por uma capacitação com foco na alfabetização. O objetivo é desencadear mudanças significativas na prática pedagógica e que os professores possam não apenas discutir o tema, mas reconstruir suas concepções sobre a educação como um todo. Especialistas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) realizarão os treinamentos com os profissionais da educação presencialmente no município.

Capivari de Baixo aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em setembro. As ações vão atingir cerca de 1.200 alunos do pré-escolar e dos anos iniciais a partir do ano letivo de 2024.  A professora Aline Bittencourt Domingos foi designada como articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A adesão implica a responsabilidade de promover a melhoria da qualidade do processo e dos resultados de alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre estudantes da rede municipal de ensino. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro. As duas ações em planejamento no município serão custeadas pelo órgão federal.

O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia de covid-19 para esse público. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.