Mais de 50 idosos tiveram direitos violados em Capivari de Baixo em 2023

Pelo menos 53 idosos de Capivari de Baixo sofreram algum tipo de violação de direitos entre janeiro e setembro deste ano em Capivari de Baixo. Os dados são do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, que realiza atendimentos nessa circunstância.

Os casos mais comuns são de negligencia, quando o idoso deixa de receber da pessoa responsável os cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos ou mesmo proteção contra frio ou calor e maus tratos. Houve ainda um registro de violência patrimonial.

Diante dos casos registrados ao longo deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover a palestra “Até que ponto é dever do filho cuidar dos pais”. O evento será realizado nesta quarta-feira (22), às 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

A palestra será ministrada pela delegada regional Carolini de Campos Vicente de Bona Portão, da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Tubarão, e pelo delegado Felipe Samir Ferreira Andrade, da Delegacia de Polícia da Comarca de Capivari de Baixo. O evento é aberto a todos os interessados.

O Creas atende os idosos com seus direitos violados, através de mediações com os filhos. A Assistência Social desempenha o papel de promover desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários e o reconhecimento dos direitos estabelecidos em lei para as pessoas da terceira idade.

A garantia desses direitos está determinada no Estatuto do Idoso, sancionado em 1º de outubro de 2003, considerada uma das maiores conquistas da população idosa brasileira. De responsabilidade da família, sociedade e Estado, o não cumprimento dos deveres inerentes aos direitos dos idosos, implica medidas de punição a quem violá-los.

A preocupação com a população idosa do município é constante. De acordo com o Censo 2022, Capivari de Baixo possui 3.887 pessoas com 60 anos ou mais sendo 2.245 mulheres e 1.642 homens. Os moradores idosos capivarienses representam 16% de toda a população do município.