Do uso do turbante à culinária típica, atividades despertam olhar de crianças de CEI para a cultura afro-brasileira

As crianças do Berçário II do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedra Santos de Souza, no bairro Vila Flor, participaram de uma série de atividades que despertaram seus olhares para a cultura e a história afro-brasileira. O Projeto Africanidades propõe apresentar a diversidade étnica do povo brasileiro e valorizar a contribuição dos afrodescendentes na formação da nossa identidade cultural.

A iniciativa foi desenvolvida pelas professoras Josiane Martins Anacleto Silveira, Amanda Souza, Heloisy Rita Fernandes e Ana Paula Ribeiro Camilo. As atividades atendem a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na rede de educação do país. A proposta também tem o objetivo de trabalhar o combate ao preconceito, ao racismo e, principalmente, aos fatores de exclusão.

As atividades iniciaram na última semana com as crianças aprendendo sobre a culinária típica dos povos africanos. Elas auxiliaram as professoras a preparar o pão de milho e depois degustaram o alimento com suco de uva.

Na quarta-feira (25), os alunos conheceram o turbante, um acessório usado como símbolo de resistência da cultura e reafirmação da identidade africana. As famílias enviaram lenços e cangas de praia e as professoras montaram os turbantes na cabeça de cada criança. Em seguida, o resultado foi mostrado no espelho para elas se percebessem com o acessório e brincaram livremente com ele na cabeça.

Na quinta-feira (26), as crianças e as professoras confeccionaram bonecas abayomi, mais um símbolo de resistência dos povos africanos, que significa felicidade, e as levaram para casa. As bonecas de pano foram feitas com meias finas velhas que as famílias encaminharam para a escola.

O encerramento do projeto ocorreu nessa quarta-feira (1º), quando inicia o mês da Consciência Negra, com uma apresentação de Grupo de Capoeira da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Faustina da Luz Patrício, de Tubarão. Todas as turmas do CEI Pedra Santos de Souza acompanharam a atividade e interagiram com os capoeiristas.

“Na educação infantil, é necessário ofertar às crianças conhecer culturas, permitir que convivam com as diferenças e compreender as relações sociais. A creche é um espaço social e deve abordar essas práticas de forma lúdica, oportunizando que as crianças lidem com as emoções e sentimentos através do brincar, dos contos, das músicas, das artes, das danças e de toda as possibilidades de apropriação do conhecimento”, descreve a professora Josiane.