Mulheres concluem curso de artesanato em bordado oferecido pelo Senar

Participantes do Grupo de Mulheres de Capivari de Baixo concluíram o curso de artesanato em bordado realizado durante esta semana no Centro de Convivência da Terceira Idade. As aulas iniciaram na segunda-feira (16) e foram encerradas nesta quinta-feira (19). Durante quatro dias, as 17 alunas tiveram treinamentos práticos.

O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Sindicato Rural de Tubarão, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari de Baixo, através da Coordenadoria dos Grupos de Idosos e de Mulheres.

As aulas foram conduzidas pela instrutora Telma Rech Soares. Durante o curso, foram ensinadas técnicas como vagonite com fitas, vagonite com linhas, bainha aberta, ponto reto, ponto oitinho, entre outras. As participantes do treinamento receberam certificado de conclusão.

A carga horária do curso foi de 32 horas, divididos em oito horas diárias. O curso é totalmente sem custos, tanto para as participantes quanto para a Prefeitura. O Senar fornece todos os materiais como tecidos, linhas e fitas.

Para a coordenadora dos Grupos de Idosos e de Mulheres, Marilene Duarte Cardoso (Dadá), o curso proporciona qualificação e convívio social entre as participantes. Além disso, é uma oportunidade para as mulheres aprenderem ou aprimorarem técnicas de bordados e poderem comercializá-los.

“Algumas delas já fazem esse trabalho de bordado, mas elas vieram aqui para se qualificar mais e, de repente, a partir daí, aumentar a sua renda, comercializar esses trabalhos. Esse também é o nosso objetivo. Fazer com que as nossas mulheres comercializem os seus produtos. Elas fazem coisas lindíssimas, coisas riquíssimas. O que estava faltando era essa atualização. E a gente conseguiu isso por meio dessa parceria com o Senar, da qual temos muito a agradecer”, destaca Dadá.

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Senar foi firmada em agosto deste ano e prevê a realização de diversos cursos gratuitos para os participantes dos grupos organizados do município. Ainda este ano, será oferecido um curso de pintura em tecidos entre os dias 13 e 16 de novembro. As capacitações terão continuidade em 2024.